Noticias

 


Embalagens e marketing: entenda a importância

O marketing é uma das principais ferramentas para que uma empresa possa se destacar no mercado, apresentando com eficiência os seus diferenciais e pontos positivos e conquistando a confiança e o interesse do cliente. Ele deve ser pensado sempre de forma sistêmica, ou seja, como um conjunto de ações que funciona em harmonia em prol da boa imagem da empresa.

É sempre recomendável que as ações de marketing sejam planejadas e desenvolvidas por profissionais especializados, que sabem quais são as demandas do público e o que tem gerado melhores resultados no mercado. Por outro lado, ninguém melhor que o próprio empreendedor para saber do seu negócio e é sua função oferecer ao profissional de marketing todas as informações essenciais para a melhor execução do trabalho. É importante falar sobre os valores, a cultura da empresa e, claro, detalhar as características dos produtos, apresentando os diferenciais, preço de venda, quais são os produtos mais vendidos e aqueles que demoram mais a sair.

As embalagens, então, podem e devem ser trabalhadas como ferramentas de marketing e consolidação da marca, mas dentro de um contexto global de ações. É importante ter em mente que, em muitos casos, o cliente reconhece a embalagem antes mesmo de ver o produto e, por isso, ela tem forte influência no momento da decisão. Cabe aos profissionais responsáveis, então, desenvolverem peças que sejam fortes e exclusivas o suficiente para ativar a memória dos clientes, nas mais diversas situações.

29/05/2023


Embalagens para alimentos: uma proteção primordial

A embalagem representa uma barreira física que protege o alimento do ar, luz, umidade, sujidades e microrganismos presentes no meio externo. Além disso, possui outras funções como proteger de choques mecânicos durante o transporte ou manuseio; informar fornecedores, distribuidores e clientes (por meio da rotulagem e imagem que se passa do produto); atrair a atenção do consumidor e facilitar o transporte, o manuseio e o consumo.

No que tange a escolha de embalagens para alimentos, deve-se ter em mente que todos fatores citados são determinantes para encontrar o ideal para o seu produto. Espera-se unir a conservação do alimento adequando o aspecto do produto aos desejos do público alvo, criando um método mais eficiente de comercialização e que não prejudique a logística.

Para tal, é importante que se leve em consideração o produto e suas restrições, seu público alvo e suas expectativas. Ou seja, preferências que o consumidor pode ter, características que o atraiam, o modo que as pessoas estão acostumadas a ver o produto. Também se deve estar atento aos processos pelo qual ele passa, uma vez que a embalagem deve proteger o alimento, sem que altere a forma dele ou prejudique sua produção; e, por fim, seu transporte desde a fabricação até o consumidor.

06/07/2023


A embalagem e a logística

Durante a movimentação dos produtos, a embalagem ajuda a protegê-lo e mantê-lo intacto. Ela está em todas as mercadorias, tem formas, funções, tecnologias variadas e ainda representa um componente estratégico para a marca. Não é pouca coisa!

Por isso, é essencial que exerça suas funções da forma mais eficiente possível. Afinal, os produtos devem chegar ao cliente no tempo certo, nas condições adequadas e ao menor custo possível. Sem isso, seu valor agregado cai.

A embalagem é classificada de acordo com a função que exerce. Assim, ela pode ser:

  • primária: é o recipiente que está mais próximo do produto. No caso de um perfume, por exemplo, é o vidro ou o plástico que o contém;
  • secundária: é usada para proteger a embalagem primária. É, por exemplo, a caixa em que o vidro de perfume é acondicionado;
  • terciária: é a embalagem de madeira, papelão, plástico ou outro material que contém várias embalagens secundárias;
  • quaternária: ela facilita a movimentação e o armazenamento. É ela que embala as terciárias;
  • quinto nível: é a opção confinada ou especial, usada para transporte de longa distância.

Cada uma dessas categorias de embalagem é usada de acordo com a necessidade durante o processo logístico.

27/09/2023



Qual a importância dos variados tipos de embalagens?

A rotulagem e o design das embalagens de um produto são tão primordiais quanto a marca. Eles são preparados para transferir valor para a mercadoria. O design pode ser, por exemplo, uma das armas mais competitivas do arsenal de marketing de uma empresa. Assim, a embalagem não serve apenas para proteger, acondicionar ou transportar o produto, mas também tem função essencial na obtenção de consumidor, sobretudo porque boa parte das decisões de compra é pelo impulso no ponto de venda.

Essa variação, também, auxilia na inovação dos serviços/produtos, já que permite à organização repensar sobre o seu posicionamento. Isto é, conferir se é o momento de amadurecer e alcançar novos mercados, se é a hora de uma alteração na figura dos produtos/serviços ou de revisar a maneira de vender. Essas questões levam ao condicionamento do produto/serviço a uma nova realidade. Lembre-se que o essencial é analisar as necessidades e possibilidades de inovação, conforme o mercado consumidor e o modo de sua evolução.

09/11/2023



Embalagem de plástico

As embalagens plásticas são muito utilizadas por serem extremamente adaptáveis e poderem ser moldadas a diversos formatos e tamanhos de produtos. É possível criá-las em formato de saco, envelope, película ou filme, engradado, caixa, frasco, garrafa, tubo e outros.

Assim, ela se molda a quase todos os tipos de produtos e é adequada para armazenar boa parte deles. Seu baixo custo de produção e sua flexibilidade de aplicação são duas grandes vantagens. 

16/02/2024


Embalagem laminada

São aquelas feitas a partir da união de dois ou mais materiais. Pode ser, por exemplo, uma junção de película de polipropileno biorientada (Bi-axially Oriented Polypropylene — BOPP) metalizada com adesivo e BOPP transparente. Um dos usos mais frequentes são os pacotes de salgadinhos, mas ela está presente também em bolachas, cafés, leite em pó e outros.

16/02/2024


Impressão de Embalagens

A escolha correta do sistema de impressão de embalagens é essencial para a diferenciação de um produto. Determinar alguns parâmetros desde o início da produção, como o tipo de papel, a tiragem, em que superfície será aplicado, entre outros, são primordiais para a qualidade e o custo-benefício do produto.

Cada sistema de impressão deve se adaptar às diferentes necessidades do produto, e é por isso que deve ser cuidadosamente escolhido uma vez que os materiais possuem certas peculiaridades, principalmente quanto aos tipos de aderência para a tinta e a cor.

É importante ter em vista a vasta gama dos processos de impressão de embalagens disponíveis e sua adequação a cada caso. Um processo pode se revelar o mais adequado, mas se não houver meios de produção, por questões de preço, logística ou máquina, ficará inviabilizada sua exploração comercial.

23/02/2024


Tipos de embalagem na logística

Primárias : Trata-se das embalagens que têm contato direto com o item e o protege diretamente. É o caso do plástico que envolve um shampoo.

Secundárias : Elas armazenam embalagens primárias e pode, ou não, ser utilizada para realizar o transporte. É o caso da caixa de papelão que envolve uma cartela de remédios.

Terciárias : Agrupam embalagens secundárias e já têm o papel de acondicionar os produtos para o transporte. Uma caixa grande contendo um lote com várias caixas de sachês de chá é um exemplo.

Quaternárias : Acondicionam um grande número de unidades e facilitam bastante a movimentação e o transporte. O palete é uma excelente opção.

Quinto Nível : Geralmente são voltadas para o transporte em longas distâncias, como é o caso de contêineres utilizados em remessas internacionais.

18/04/2024


As funções da embalagem

O uso da embalagem para o comércio e indústria é antigo. O e-commerce – ou loja virtual – reflete cada vez mais sua importância e o quanto é preciso acertar na escolha. As embalagens sempre estiveram presentes nas civilizações e no mundo. A natureza, por exemplo, possui ótimos exemplos e mostra toda sua sabedoria com formas inusitadas de embalar a vida orgânica (frutos, sementes, seres vivos).

Para a agricultura, por exemplo, a embalagem correta possibilita a colheita de frutas quando estão mais maduras e saborosas – porém, mais frágeis – garantindo uma distribuição sem avarias.

Para a imensa produção industrial, as embalagens são essenciais porque permitem o perfeito armazenamento, transporte para CDs (Centros de Distribuição) e a rastreabilidade das mercadorias.

Para o varejo ela é o cartão de visita para o cliente, que é muito influenciado pela qualidade e design das embalagens. Ou seja, a embalagem também atua no marketing.

07/05/2024

 


A importância da embalagem

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

Entre os atributos mais facilmente perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

23/05/2024


SETOR DE EMBALAGENS DEVE CRESCER AINDA MAIS ATÉ 2024 DE ACORDO COM TERMÔMETRO DO MERCADO

Portal FIESP - 17/09/2019 

 

O setor, que registrou crescimento na ordem de 1,1% ao ano, entre 2014 e 2018, deve avançar 1,6% até 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE)

Mariana Soares, Agência Indusnet Fiesp

Um retrato do mercado brasileiro de embalagens e os principais termos do Acordo Mercosul-União Europeia foram alguns dos temas da reunião do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) da Fiesp, realizada na última quinta-feira (12/9).

O setor, que registrou crescimento na ordem de 1,1% ao ano, entre 2014 e 2018, deve avançar 1,6% até 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

A diretora executiva da ABRE, Luciana Pellegrino, apresentou dados do setor de embalagem e explicou que o crescimento esperado é baseado em um mercado amparado na inovação. “Cada vez mais a sociedade busca produtos em porções quando o assunto é alimentação, o que estimula bastante a indústria de embalagens. Outro comportamento que tem alavancado o setor é o aumento da procura pelos itens de nicho, como os sem glúten, lactose, menos açúcar. São segmentos menores, mas que vão crescendo e gerando um volume significativo”, informa.

O setor de embalagens é bastante influenciado pela atividade econômica do país, em especial pelo crescimento e/ou desaceleração da indústria, ou seja, pelo poder de consumo do brasileiro. Ainda de acordo com Pellegrino, os movimentos do mercado estão mudando. E a indústria tem entendido a tendência e se adequado para atender à demanda. “O que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar para o futuro. A conveniência pressupõe embalagens mais funcionais. Além disso, o consumidor quer evitar o desperdício e tem prezado pela sustentabilidade”, completa.

O diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, Thomaz Zanotto, chamou atenção para o fato de que o Acordo Mercosul-União Europeia é uma resolução que prevê a cooperação e o livre comércio entre os 28 países europeus e os quatro da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). “O acordo tem como pilares as compras governamentais, aquisições de serviços e de bens industriais e agrícolas. Com mais comércio e investimento, virá a troca de tecnologia. Será muito importante para a nossa indústria em geral, inclusive, a de embalagens”, afirma.

Os dois blocos juntos reúnem cerca de 750 milhões de consumidores. Zanotto adiantou que outros acordos estão em andamento, com países como México, Canadá, Singapura, Coreia, Estados Unidos e Japão.

Ainda durante a reunião, Denilson Torcate Lopes, especialista em Pesquisa e Estudos Econômicos do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, falou sobre o cenário econômico atual e projeções para os próximos anos para o país. Já o diretor adjunto do Copagrem, Fabio Mortaraapresentou as novidades da campanha Two Sides, organização global, sem fins lucrativos, criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso.

06/06/2024


O que é embalagem?

A embalagem é essencial para a proteção dos produtos durante a sua etapa de distribuição, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo.

A embalagem vem evoluindo em consonância com o desenvolvimento da infra-estrutura de nosso País e de sua economia,  das empresas e de seus produtos e principalmente frente aos mecanismos de distribuição e necessidades dos consumidores.

Dentre as funções da embalagem está garantir segurança e qualidade de vida à população, possibilitando o acesso a diferentes produtos desde alimentos ou medicamentos até eletro-eletrônicos e utensílios em geral, em todas as regiões do País. Cabe à embalagem proporcionar segurança no manuseio do produto, manutenção de suas propriedades e informações legais sobre sua composição e validade, e mesmo rastreabilidade do lote de produção. Em certos casos cabe ainda à embalagem estender o prazo de vida dos produtos, evitando o seu desperdício.

24/06/2024

Site criado na Loguei.com